Forum:Nostalgia - Projeto Artigos Essenciais

Fórum da Desciclopédia
Boteco > Nostalgia - Projeto Artigos Essenciais
segunda-feira, 17/05/2021, 23h44min

Mais de 30 dias desde a última edição

Evite conflitos de edição


Estava eu aqui pacificamente matutando sobre qual artigo novo escrever, quando me surgiu a ideia de montar um listão de artigos enciclopédicos essenciais, e ao terminar pude perceber como nos faltam ainda muitos artigos relativamente básicos, mesmo com quase 50.000 artigos (quantidade que nunca ousei imaginar quando comecei aqui e só existiam uns 2.000), então queria chamar atenção aqui para um projeto que planejo criar.

Antes de mais nada, uma breve história dos projetos de criação de artigos da Desciclopédia:

  • 2006-2008 - Nos primórdios os primeiros usuários criavam enormes listas de links vermelhos de variados temas e se organizavam para irem azulando a lista. Posteriormente veio o hábito de criar as predefinições listativas para o mesmo fim.
  • 2009-2011 - Por ser uma época de muita vaidade (eu acho) foram criados vários títulos e prêmios, como o Usuário Honorário, Usuário do Mês, D&D Desciclopédia e vários outros projetos de acumulação de pontos de diversos temas para trocas de prêmios (exceto o Projeto Anime que é o único antigo antes de 2009) tudo para incentivar a criação de artigos.
  • 2011-atual - De alguns anos até a atualidade, o que se viu são as competições de usuários se unindo pra criar artigos em menos tempo ou melhores e competições similares.

Por isso eu digo nostalgia no título do tópico, aproveitar que a quantidade de usuários ativos está parecida com os tempos que surgiu a Desciclopédia e retomar aquele clima antigo de ajuda mútua. Quando criei esta enorme lista de artigos eu me lembrei das listas do início da Desciclopédia e tive essa ideia de querer lançá-las como projeto de criação, manutenção e vigilância. Ou seja, a criação dos links vermelhos. Manutenção dos links azuis. E vigilância para que vandalismos sejam revertidos ou erros corrigidos. Sem prêmios, sem vaidades, apenas uma página para ir consultar num momento que estiver sentindo-se inspirado para criar artigos sobre determinado tema.

Se muita gente se interessar eu posso transferir estas listas todas para o namespace Desciclopédia, para ficar impessoal e qualquer um poder editar e enriquecer ou mesmo posteriormente ir criando listas para artigos de mais temas "filosofia", "sociologia", "psicologia". As únicas "regras" que seguiríamos seriam:

  1. Sem zoeira nas listas, porque sabemos que a zoeira não tem limites e isso geraria um caos, então vamos deixar a zoeira só para os artigos.
  2. Sem acrescentar nas listas artigos específicos demais enquanto os artigos mais básicos e genéricos não forem criados, corrigidos e vigiados.

Enfim, está aí a ideia e queria saber o que vocês acham. Se acharem desnecessário, ok. Se esse tópico fenar não tem problema também. A comunidade manda.

ALHAZRED, O ÁRABE LOUCO Sharada, Salat, Zakah, Ramadã e Hajj 23h39min de 16 de maio de 2014 (BRT)

OpiniõesEditar

O seu projeto é muito bom Alhazred, mas existe o problema na falta de interesse nos outros usuários que possam criar artigos realmente em falta, melhorar os que estão muito esboçado e até mesmo vigiar contra esses malditos vândalos que só vem para estragar o artigo. Mas quem sabes consigas alguém com fogo pra ajudar pelo menos a azular alguma lista sua que falta e mais um que ajude a melhorar que são esboços. Enquanto aos vigias, isso eu vou tentar fazer, revertendo a todo vandalismo ao máximo que eu encontrar desses vândalos. Dragomaniaco o grande Sábio   Comentários 40 094 Contribs 23h59min de 16 de maio de 2014 (BRT)

A princípio achava que o motivo da criação da (Des)Enciclopédia Essencial era outro, mas já que foram expostas as intenções, só posso concluir que estava errado mesmo. Pois é, em se tratando de reverter vandalismos e estragos, assim como a opinião acima não vejo problema. Se os usuários não vão se unir (ou vão tentar) para criá-los, é até meio complicado dizer algo sobre isso por conta do tempo disponível de cada um. Mas se uma das intenções é reunir a galera, então não acho desnecessário (e o melhor ainda é que não há votações, prazos ou outra coisa que envolva tempo nisso).   00h57min de 17 de maio de 2014 (BRT)

Já não existe uma lista com os mais importantes artigos a nível enciclopédico a serem criados por aqui? Pelo menos costumava existir, mas não sei o link (que bela burocrata). De qualquer forma, deveria estar mais visível e "encontrável" aos usuários.

Independentemente disso, transferir essa lista do Alz para o namespace Desciclopédia é uma boa ideia sim, acho que pode até incentivar o aparecimento de novos usuários interessados em zoar algum tema específico que nem sabem que é possível abordar aqui no site devido à ausência de artigos sobre o mesmo.

Lembrando que, concordando ou não com o tópico, qualquer um de vocês pode sentir-se à vontade para escrever qualquer um dos artigos propostos ali nas listas (e vários outros, claro). Agome89 SADoi 03h19min de 17 de maio de 2014 (BRT)

Há um bom tempo encontrei uma lista semelhante mas na Wikipedia galega não possuindo uma versão lusófona nem lembro se fiz uma cópia para DG ou não, mas facilita e muita a organização dos artigos a serem criados. Infelizmente não acredito que tenha uma lista desse tipo na DP pois há muito nequele espaço de tempo esmiucei cada canto do namespace Desciclopédia ou ajuda não encontrando algo parecido.   MarceloRenard2, a raposa preppie desgalega    18 067 edições   na Desciclopédia     06h05min de 17 de maio de 2014 (BRT)

Alhazred, só não concordo com isso de ñ poder criar temas específicos demais, claro q tm uma batelada d artigos d temas óbvios q ainda ñ existem, mas ñ acho legal proibir criações, a ñ ser q forem coisas muito absurdas ou privadas, fora isso, totalmente d acordo e boa ideia.  MerdoMerdas feitas até o momento 07h01min de 17 de maio de 2014 (BRT)

Achei a lista da qual me referi! Mas não está tão vazia quanto eu imaginava, mais da metade dos artigos já foram criados. Agome89 SADoi 10h30min de 17 de maio de 2014 (BRT)

Concordo com o Merdo, tirando isso gostei da iniciativa. Usuário:Sir Willian Donnut/ass 22h34min de 17 de maio de 2014 (BRT)

Mais uma ótima ideia vinda de vc, Alhaz!

  1. REDIRECIONAMENTO Usuário:UltraJohnnÿ/Firma2.js 23h29min de 17 de maio de 2014 (BRT)

Merdo e Donnut, creio que Alhazred não tenha "proibido a criação de temas específicos demais", até porque proibir qualquer tipo de criação é claramente ridículo e algo que ele jamais faria. O que ele quis dizer no ponto 2, foi o de não colocar artigos específicos demais nas listas de artigos básicos para serem escritos naquele tema. Tipo, numa lista de artigos básicos de Grécia Antiga, colocar o artigo Flecha que atingiu o calcanhar de Aquiles quando nem o artigo Aquiles foi criado ainda.  ess_Hey you! What's up? 14h41min de 18 de maio de 2014 (BRT)

Na verdade foi criado sim Lessien, :v  άδης,ο αδίστακτος μαντείο 15h51min de 18 de maio de 2014 (BRT)

Eu sei, Hades, foi um exemplo.  ess_Hey you! What's up? 16h29min de 18 de maio de 2014 (BRT)

Lessien, agora foi você quem fez o link, kkk, brinks... Eu já havia entendido, foi só pra garantir ;p mas sempre que é citado sem fazer, não se deve, parece ser proibição, mas entendi que ele quis dizer pra não encher as predefinições de links a ser criados, sem antes fazer os principais.  MerdoMerdas feitas até o momento 17h15min de 18 de maio de 2014 (BRT)

Eu achei a tua ideia da flecha muito dahora.  MerdoMerdas feitas até o momento 17h16min de 18 de maio de 2014 (BRT)
E eu gostei do seu artigo da flecha, haeuehauehau Quando criei o link sabia que alguém ia fazê-lo  ess_Hey you! What's up? 02h18min de 19 de maio de 2014 (BRT)

Estou pronto para.ajudar da melhor forma possível que comece as coisas legais. -- Pai nico 4 555 edits 02h29min de 19 de maio de 2014 (BRT)

ÓtimoEditar

Então Agome, veja que essa lista de 1000 artigos foi criada em 2006, e naqueles anos iniciais existiam diversas listas do gênero, por isso senti nostalgia ao criar essas listas.

E sim, cada um faz o artigo que bem quiser, e corrige e edita e cuida dos artigos que bem desejar, o exemplo da flecha foi perfeito, e a criação do artigo interessante (corrigi o ponto número 2 para não haver mais dúvidas).

A intenção destas listas é apenas dar um norte inicial, uma referência, uma ideia do que criar ou em que área atuar mais.

Então farei isso, moverei esses títulos todos para o namespace Desciclopédia para que qualquer um possa consultar, editar, corrigir e se quiser, criar listas de outros temas como psicologia, geologia, filosofia, medicina, pedagogia (educação), direito, etc... ou até mesmo de temas menos enciclopédicos se quiserem, como anime e videogame (embora o de anime eu não recomende tanto, afinal uma eventual lista disso seria basicamente a própria predefinição:Animes e não faz sentido ter duas coisas iguais).

ALHAZRED, O ÁRABE LOUCO Sharada, Salat, Zakah, Ramadã e Hajj 16h00min de 19 de maio de 2014 (BRT)