Go-Toba

Cquote1.svg Você quis dizer: Vai, toba! Cquote2.svg
Google sobre Go-Toba
Cquote1.png Experimente também: Goku Cquote2.png
Sugestão do Google para Go-Toba

Imperador Go-Toba
82º Imperador do Japão
Emperor Go-Toba.jpg
Go-Toba numa gravura ligeiramente antiga.
Antecessor Antoku
Sucessor Tsuchimikado

O Imperador Go-Toba, também conhecido como 後鳥羽天皇, foi o 82º dos trocentos mil Imperadores do Japão e reinou de 1183 a 1198.

A palavra japonesa "go" pode ser traduzida como atrás ou depois do. Este é o principal motivo de, em algumas fontes antigas, ele ser referenciado como sendo "Toba de novo" ou "Atrás do Toba".

HistóriaEditar

 
Go-Toba tirando um cochilo.

Em 1183, durante as Guerras Genpei, uma picuinha de dois clãs que queriam tomar o poder, o imperador Antoku, um moleque que não tinha mais que uns cinco anos, teve de fugir por causa do avanço do clã minha moto Minamoto, que era rival do seu clã, o tara Taira.

Com isso, Go-toba foi empossado Imperador com apenas três anos, quando ainda nem sabia o que raios era um imperador.

Mas como os Taira não queriam reconhecer isso de jeito algum, ficaram os dois pirralhos como imperadores até o final do quebra-pau dos clãs em 1185, quando o clã Taira perdeu porque estava levando a pior na batalha e seus guerreiros decidiram então se suicidar pra não ter de suportar a derrota (WTF?), levando junto o guri.

Em 1192, Go-Shirakawa, o Imperador enclausurado (que era quem realmente mandava naquela bagaça, apesar de não aparecer muito) faleceu e Minamoto no Yoritomo instituiu o shogunato, que transferiu todo o poder para o shogun, transformando o Imperador num verdadeiro zero à esquerda.

Pro Go-Toba tomar ainda mais no toba, em 1198 ele foi forçado pelo shogun a deixar o pouco poder que tinha e se tornar um imperador enclausurado, cargo que agora era somente uma encheção de linguiça. Ele tentou pôr no poder dois dos muitos filhos que ele tinha, mas estes também foram forçados a deixar o trono pouco depois.

Para compensar o fato de não mandar em nada, Go-Toba tentou fazer algumas atividades como caligrafia, pintura, música e poesia. Mas a dor de cotovelo continuava.

 
Guerreiros do tempo de Go-Toba.

Em 1221, o shogun decidiu nomear o netinho de três anos de Go-Toba para o trono, já que o imperador já não mandava mais em porcaria nenhuma, mas Go-Toba não se contentou com isso e decidiu de uma vez por todas tirar os coroné do poder e finalmente mandar mesmo no país.

Para isto, contou com a ajuda de alguns samurais que apoiavam o Império. Porém, a maioria dos samurais apoiava mesmo era o shogun, ainda mais depois de serem ameaçados de perder a moleza caso não o fizessem.

Então, a revolta mixou e Go-Toba levou no toba mais uma vez, sendo retirado do cargo e exilado numas ilhazinhas no toba do mundo, onde voltou a escrever poesias, por não ter mais porra nenhuma para fazer, até o final da vida.

Cônjugues e filhosEditar

O Imperador Go-Toba, assim como muitos de sua época, teve um mooonte de filhos com várias esposas diferentes. Pelo menos, neste caso, não houve aquela disputa ferrenha pelo título de imperador, já que o manda-chuva mesmo na época era o shogun.

Ver tambémEditar

Precedido por
Anto cu
 
Imperador do Japão

1183 a 1198
Sucedido por
Tsuchi micado