Rutherfórdio

Rutherfórdio
104 rutherfordium (Rf) enhanced Bohr model.png
Átomo de rutherfórdio feito com balinhas jujuba
Símbolo, número Rf, 104
Série Transição
Principal isótopo 267Rf
Propriedades atômicas
Massa atômica 237,0482 cus
Dureza Desconhecida
Nível de radioatividade Altíssima nível Hulk
Nível de toxicidade Desconhecida
Propriedades físicas
Comestível? Não recomendado
Inalável? Não
Posso passar na pele? Só em Goiânia
Onde encontrar Nova Zelândia
ponto de fudição Dado irrelevante
ponto de rebuliço Dado irrelevante
Coisas de quadrinhos
Probabilidade de te transformar num super-herói Nula



Cquote1.svg Rã ter Ford, um Cquote2.svg
Série Trocadilhos Estupidescos sobre Rutherfórdio

Rutherfórdio é mais um elemento químico com nome de cientista e finalidade tapa-buraco. O rutherfórdio é um metal de transição e o primeiro dos transactinídeos, que são tipo uns actinídeos só que com surpresinha a mais e além de abrir a última fila indiana de elementos, nada mais tem de interessante.

HistóriaEditar

O rutherfórdio foi o primeiro elemento sintetizado pelo Instituto de Pesquisas Nucleares de Dubna, uma organização criada para botar a União Soviética no mundo da química, pois só Berkeley nos EUA estava levando as glórias; o objetivo da dominação mundial comunista sendo só um bônus. Fazendo a soma de plutônio-242 contrabandeado com neônio-22 de uma sex shop russa, chegaram no isótopo de número atômico 104, massa 666 266.

Pra não ficarem por baixo o pessoal da Universidade da Califórnia em Berkeley também sintetizou o 104, misturando queijo nacho californiano-249 com papel carbono-12 e logo tentaram patentear o elemento e explorá-lo comercialmente o máximo possível, como todo bom capitalista.

Só que aí vieram as tretas e os soviéticos chamaram o elemento de kurchatóvio, que com seu símbolo Ku ainda bem que não foi escolhido e conciliadores, os estadunidenses sugeriram homenagear Ernest Rutherford, um físico, barão e ator pornô neozelandês, pois Nova Zelândia é país neutro e ainda tem uns kiwis muito bons.

O imbróglio só se resolveu 30 anos depois, com a IUPAC (União Internacional de Química Picaretológica e Atracada) confirmando o "rutherfórdio", pois os americanos pagaram mais. O nome é cheio de consoantes mas é melhor que "unnilquad" e já tem outro cu na tabela periódica mesmo, no caso o cobre.

CaracterísticasEditar

Elemento altamente radioativo, com a maioria dos seus isótopos com meia-vida abaixo de 70 segundos, menos do que uma rapidinha de tu com tua namorada (imagina gastar tempo e dinheiro pesquisando um troço que dura nem dois minutos). Meu professor diz que esse quadradinho possui propriedades semelhantes ao háfnio, mas eu só acredito vendo.

AplicaçõesEditar

Encher linguiça na tabela periódica e... e... nada mais.