Seleção Congolesa de Futebol

Este artigo foi feito por quem já ganhou Copa do Mundo

Copa Trofeus.JPG

Morra de inveja MWAHUAHUAHUAH!

Cquote1.svg Você quis dizer: Seleção Belga de Futebol Cquote2.svg
Google sobre Seleção Congolesa de Futebol

Congo
Congo logo.png
Lema: Rumo à derrota vitória!
Local: Brazzaville
Confederação: CAF
MELHOR Resultado: 11-0 no Chade (28/03/1964) e São Tomé e Príncipe (07/07/1976)
PIOR Resultado: Madagascar 8-1 Congo (18/04/1960)
Fornecedor: Bolsa Família
Apelido: Diabos Vermelhos, Leões, Belgas por Ocupação
Ídolos: Thievy Bifouma, Jonas Bahamboula
Mascote: Mufasa
Hino: Ciclo da Vida
Títulos: 1 Copa Africana de Nações


A Seleção Congolesa de Futebol é uma equipe da CAF que plagiou os belgas com o apelido de Diabos Vermelhos, além de ter jogadores do país infiltrados por lá. Pode parecer esquisito mas o Congo tem um título, a Copa Africana de Nações de 1972, e só jogou 7 edições, enquanto as frangas da Guiné e os azarados de Mali e Burkina Faso nunca venceram.

Copa Africana de Nações de 1968Editar

A primeira copa africana dos congoleses (com o nome de Congo-Brazzaville) foi um completo desastre, no Grupo B começou perdendo de 3-0 curiosamente pra ainda chamada Congo-Kinshasa; depois leva 2-1 do Senegal e pra fechar com chave de fezes perdeu de 3-1 pra Gana.

Copa Africana de Nações de 1972Editar

Começou com um 1-1 com o Marrocos; depois uma derrota de 2-0 curiosamente para o Zaire mas pra não matar o torcedor de raiva de novo ganhou dos guerrilheiros do Sudão por 4-2 e passou no sufoco em 2° no Grupo B. Na semifinal derrotou os espetos de Camarões por 1-0 e na grande final, venceu suado Mali por 3-2 e foi campeão pela primeira e única vez.

Copa Africana de Nações de 2000Editar

Campanha simplesmente decepcionante, estreou perdendo de 1-0 pro Marrocos, depois no jogo com a Nigéria ninguém fez gol e no terceiro perdeu de 1-0 pra Tunísia e terminou a competição aconchegando a lanterna do Grupo D com 1 ponto e ficaria um bom tempo na geladeira do futebol africano.


Eliminatórias Copa do Mundo de 2014Editar

O Congo quase conseguiu mas ficou 1 mísero ponto atrás de Burkina Faso, ficando acima apenas das cagadas do Gabão de Aubameyang e Níger, terminando em 2° no Grupo E e não se classificou pra copa da Dilmãe.

Copa Africana de Nações de 2015Editar

Depois de 15 anos de férias os jogadores resolveram reaprender a jogar bola direito, e foram líderes do Grupo A depois de estrearem empatando em 1-1 com a anfitriã Guiné Equatorial, depois vencerem o Gabão de Aubameyang e Burkina Faso por 2-1. Aí nas quartas-de-final o Congo voltou à rotina, perdeu de 4-2 pro xará República Democrática do Congo.

Eliminatórias Copa do Mundo de 2018Editar

O Congo sofreu pra vencer a Etiópia duas vezes, 4-3 e 2-1 com os jogadores rezando pro jogo acabar. Na fase seguinte não teve jeito, jogando com Egito, Uganda e Gana no Grupo E, tudo o que os pentelhos conseguiram foram 2 pontos.

Jogadores de DestaqueEditar

  • Thievy Bifouma
  • Christopher Samba
  • Jonas Bahamboula
  • Amour Loussoukou
  • Dimitri Bissiki
  • Destin Makita
  • Férébory Doré
  • Prince Oniangué