Seleção Polonesa de Futebol

A Seleção Polonesa de Futebol representa a Polónia nas competições da FIFA e UEFA. Durante os últimos anos apenas passava vergonha mas hoje consegue encher o saco dos adversários, se classificando pra Copa do Mundo e euro sem muita dificuldade.

Copa do Mundo de 1938Editar

Como todo time estreante é eliminado na primeira fase a Polônia fez o mesmo ao perder pro Brasil de 6-5.

Copa do Mundo de 1974 (o corredor polonês).Editar

 
Polonia humilhando Argentina

Cai num grupo da morte com: Haiti, Argentina e Itália. No primeiro jogo a Polônia ownou a Argentina MWAHAHAHAHAHA! por 3-2 em seguida goleou o pobre Haiti por 7-0 e depois ganha da Itália por 2-1 e termina como a favorita do grupo.Na segunda consegue passar por Suécia e Iugoslávia, e isso foi antes de serem atropelados pela Alemanha, na disputa do terceiro lugar levou a melhor sobre o Brasil

Copa do Mundo de 1978Editar

Cai num grupo da morte com: Alemanha, Tunísia e México passou de fase na facilidade. Na segunda fase cai num grupo da morte com: Argentina, Brasil e Peru teve a capacidade de ficar em terceiro ficando acima apenas do Peru, que havia entregado a vida partida para a Argentina.

Copa do Mundo de 1982Editar

Cai num grupo da morte com:Itália, Camarões e Peru.Na segunda fase chegou a dar um hat-trick na Bélgica e ganha da URSS, na semi-final acabou pipocando de novo para a Itália.

Copa do Mundo de 1986Editar

Cai num grupo meia-tigela com:Marrocos, Inglaterra e Portugal.Chegou as oitavas e acabou caindo de 4 pro Brasil.

Copa do Mundo de 2002Editar

Cai num grupo da morte com:Portugal, Estados Unidos e Coréia do Sul foi eliminada na primeira fase e como lanterninha do grupo.

Copa do Mundo de 2006Editar

Cai num grupo do caralho com: Alemanha, Equador e Costa Rica. Estreou contra os sul-americanos e levou fumo de 2-0, no segundo jogo quase segurou um 0-0 com a Alemanha mas Neuville marcou aos 45' do segundo tempo, no último jogo venceu inutilmente a Costa Rica por 2-1 e foi eliminada na primeira fase, mas não como lanterninha do grupo pelo menos.

Eurocopa de 2008Editar

Os cagões só foram jogar a primeira Euro só em 2008, e fizeram uma campanha bem broxa. O time ainda não tinha Robert Lewandowski, tinha era o boçal de Mariusz Lewandowski. Começaram perdendo de 2-0 da Alemanha, ironicamente 2 gols de um polonês chamado Lukas Podolski, e o primeiro gol polonês numa eurocopa foi marcado pelo brasileiro Roger Guerreiro contra a Áustria, e o prêmio foi cerveja pra vida toda, mas Como ele não bebe entregou o prêmio pra Marek Saganowski que participou do lance ('tá se esbaldando até hoje), mas Ivica Vastić empatou nos acréscimos e acabou com a festinha polonesa, pra fechar a eurocopa com chave de fezes, os polskis perderam de 1-0 pra Croácia com um gol de Ivica Klasnić.

Eurocopa de 2012Editar

Sediou o torneio junto com a Ucrânia, mas mesmo jogando os três jogos em Varsóvia os broxas não conseguiram passar da fase de grupos fazendo os poloneses pagarem mico com o marketing que fizeram com a competição. Começou com Robert Lewandowski (na época no Borussia Dortmund) abrindo o placar contra a Grécia, mas Dimitris Salpingidis empatou para os helênicos no segundo tempo, também não conseguiu vencer a Rússia, que abriu o placar com Alan Dzagoev mas Jakub Błasczykowski empatou para os polskis evitando vexame maior, por fim os polskis foram fodidos pela Tcheca com um gol de Petr Jiráček e obviamente não se classificaram pras quartas de final.

Eurocopa de 2016Editar

Finalmente os poloneses fizeram uma campanha decente numa Euro (mesmo só tendo marcado 4 gols na competição). Começou derrotando a Irlanda do Norte por 1-0 gol de Arkadiusz Milik (era a primeira vitória da Polônia numa euro), depois empatou sem gols com a Alemanha e venceram a decepcionante Ucrânia por 1-0 gol de Błasczykowski. Nas oitavas Błasczkyowski apareceu de novo e estava classificando o time pras quartas quando Xherdan Shaqiri fez um puta golaço de voleio e empatou pra Suíça, a Polônia passou nos pênaltis. Nas quartas encarou Portugal, Lewandowski finalmente fez o primeiro gol dele na euro, mas a Polônia gosta de uma pressão (igual a você) e Portugal empatou com Eterna Promessa Renato Sanches ainda no primeiro tempo, a Polônia perdeu nos pênaltis, adiando o sonho dos polskis para a próxima eurocopa.

Copa do Mundo de 2018Editar

Depois de uma campanha arrasadora nas eliminatórias, a jornada polski na Rússia acabou sendo uma baita decepção, começou perdendo de 2-1 pro Senegal, depois foi estuprado pela Colômbia por 3-0 e pra consolo venceu o Japão por 1-0. Lewandowski passou em branco no torneio.

Jogadores de DestaqueEditar