Tântalo (elemento químico)

Tântalo
Tantalum single crystal and 1cm3 cube.jpg
Uma salsicha de tântalo, muito boa pra botar no pão
Símbolo, número Ta, 73
Série metal que é metal
Principal isótopo 177Ta
Propriedades atômicas
Massa atômica 180,94 cu
Dureza -
Nível de radioatividade Nula
Nível de toxicidade Explosivo
Propriedades físicas
Comestível? Não
Inalável? Não
Posso passar na pele? Não
Onde encontrar Implantes
ponto de fudição -
ponto de rebuliço -
Coisas de quadrinhos
Probabilidade de te transformar num super-herói -



Tântalo é um daqueles elementos químicos meio-de-tabela, tipo um Atlético-PR da tabela periódica. Mesmo que a Marie Curie jure que ele é importantíssimo eu nunca ouvi falar disso, até entre os metais de transição tem caras mais legais como o titânio e a platina.

HistóriaEditar

Descoberto em 1802 pelo sueco Anders Gustaf Ekeberg no que foi seu único lampejo de fama em assuntos de tabela periódica, foi nomeado em homenagem ao outro Tântalo da mitologia grega, um dos infinitos filhos de Zeus, já que Ekeberg era um grande fã de God of War. Porém, Anders era surdo e tendo dificuldades em comunicar a descoberta e levar a fama com isso, acabou tendo sua ideia roubada por Jöns Jacob Berzelius, que isolou e patenteou o elemento em 1820 ficando com toda a glória.

Nessa época que não havia muitos quadradinhos na tabela ainda, o tântalo era um elemento bem estimado, até que passou a ser usado em capacitores para telefones celulares e hoje é considerado coisa de pobre.

CaracterísticasEditar

Metal cinzento, pesado e dúctil mas assim tem vários, o diferencial dele é que é muito duro e resistente a corrosão por ácidos, e por isso considerado ideal para a produção de dildos. Em temperaturas abaixo de 150°C o tântalo passa ao estágio Super Saiyajin nível 3 ficando imune até à água benta, pode enfiar no cu sem problemas.

Também tem o terceiro maior ponto de fusão atrás apenas do tungstênio e do rênio, não que isso valha alguma coisa pois ninguém liga para terceiros colocados em nada, afinal se tu não tá em primeiro, já é último.

AplicaçõesEditar

  • Utilizado em capacitores para telefones celulares e pagers de pobre
  • Utilizado como capacitor para carros do tipo De Volta para o Futuro
  • Também usado para produzir ligas metálicas com altos pontos de fusão, resistência e boa ductibilidade, mas só metalúrgico preocupa com isso, eu quero é minhas tecnologias montadas certinho.
  • O tântalo em superligas pode utilizar a força para salvar motores de jatos, mísseis e reatores nucleares, principalmente em Chernobyl.
  • Por ser um metal bastante camarada, não-irritante e inofensivo o tântalo vai na produção de equipamentos e implantes de medicina e odontologia, logo aquelas maquininhas macabras dos dentistas que te fazem ter pesadelos, pode saber que tem tântalo ali.